1/2 ideia, 50g pensamento, 1 pitada de paradigma, 1/2 colher de opinião, molho de conceito.
sábado, 31 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
eu, do macaco?
Segundo a mitologia o mundo surgiu do CAOS, uma massa cinzenta que ao separar surgiu URANO e GAIA(Céu e Terra), os cientistas caem pro lado de uma pedrinha que ao chegar na terra BUMMMMMMMMMMMM! Explodiu, é o tal do Big Bang, nossa fé nos leva ao trabalho que teve Deus nos sete dias e sete noites...E por ai vai tantas e tantas explicações, teorias, crenças e etc.
E "nóis"? será que sou prima de um macaco? Depois que vi esse video, fiquei numa duvida danada:
Se eu vim do macaco, então eu deveria lavar roupa melhor que ele(SALVE A MAQUINA DE LAVAR ROUPA)
Darwin se visse um negócio desses ia logo falar pra mulher: "amor, não precisa mais comprar uma maquina de lavar roupa, vamos economizar!"
: : Impossivel se torna possivel ? : :
Muita gente não aceita que coisas impossiveis no passado sejam possiveis hoje, ou que o impossivel de hoje seja real amanhã. Talvez em alguns pontos eu possa até pertencer a esse grupo de pessoas, mas sempre fico me perguntando:
Que significado tem REALMENTE a palavra IMPOSSIVEL e POSSIVEL no mundo de hoje?
Sei que tenho parcela de culpa na mudança do possivel para o impossivel ou até mesmo o contrário, mas não dá, se assim posso falar, pra evoluir sozinha, o mundo ao meu redor também tem que ter a consciência de que pode mudar e que por muitas vezes é preciso a mudança. Quanto maior a disposição das pessoas para refletir e dialogar, mais possibilidades elas encontram de agir pelo bem de todos.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
: : Chuva e moto - Uma salada que não combina : :
Numa chuva como ontem a noite, eu de moto no meio da BR pra "participar" de um São João de colégio, imaginem a situação em que eu estava...Afff CAOS total nessa BR 101. Além do frio que eu tava sentindo, mesmo com a capa, me tremia tb com o medod e cair..aff as vezes me supero..rs Ai o povo fala: coimpra um carro! tá na hora de trocar essa moto por um carro! (Como se isso fosse a coisa mais fácil de fazer $$$$$$, lembrando que eu quero estar saindo no carro e não com ele na garagem por falta de gasolina...rs)
Dai que me aparece na internet essecarrinho ai..rs ANFIBIO, e mais ainda, vendendo sorvete...Estou pensando seriamente agora em vender minha moto e comprar um carro desses, o que acham? além de andar confortavelmente na chuva daqui de natal e com as ruas alagadas..rs tiro uns trocados..rs
Ai ai ai...
terça-feira, 7 de junho de 2011
: : Ultima Oração: :
Sem muita criatividade, sem ajuda, sem inspiração, mas os pensamentos permanecem...
O video ai embaixo vale a pena ser visto, banda de curitiba, uma musica simples, letra simples, mas fala muito. Quero poder fazer essa oração.
“Meu amor essa é a última oração / Pra salvar seu coração / Coração não é tão simples quanto pensa / Nele cabe o que não cabe na despensa” / “Cabe o meu amor! / Cabem três vidas inteiras / Cabe uma penteadeira / Cabe nós dois”.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
: : QUEM OU O QUE É O TEMPO? : :
Eu fiquei pensando no que postar hoje, depois de um dia movimentado, cansativo e com muita chuva, resultado: nada me veio a mente. Dai, pra poder clarear as ideias pedi a uma amiga (obrigada, Luiza!) pra dar uma ideia do que escrever, ela veio logo com a palavra TEMPO. De imediato pensei logo nessas chuvas loucas, o calor no meio delas e eu andando de moto nesse tempo instavel, mas ai o tempo em que ela se questionava(Nossaaaaaa! rs) não era nada disso e sim op tempo cronológico, mais precisamente sobre como o tempo está passando tão depressa ou temos essa impressão, o que estaria certo?
Mas então o que danado seria o tempo? Será que ele é aquele que sentimos na pele a cada data natalicia? É aquele que insiste em deixar marcas no corpo? ai ai...
Essa parte do deixar marcas no rosto lembra o livro O RETRATO DE DORIAN GRAY, quem já leu sabe da história, onde ele faz com que um retrato dele em um quadro envelhaça ao invés dele, permanecendo jovem eternamente enquanto o seu retrato envelhece. Seria bom se fosse assim né? rs Mas não é....rs
Então voltemos a nossa reflexão: O QUE É O TEMPO?
Será que o que medimos é realmente o tempo? Será que dá pra medir esse TEMPO... todo? rs Mas o TEMPO é mais velho do que nós seres humanos, só existimos por ele, não podemos pensar fora dele.
Aff...To ficando sem tempo, tá na hora de parar com as reflexões e deixar que o tempo passe...rs Mas antes, deixo Descartes colocar a lenha na fogueira junina dos pensamentos sobre o tempo:
"A duração de cada coisa é um modo ou maneira como consideramos essa coisa enquanto ela continua a ser"
domingo, 5 de junho de 2011
: : C o N t R a D i Ç ã O : :
Eu fui matando os meus heróis aos poucos
Como se já não tivesse
Nenhuma lição pra aprender
Como se já não tivesse
Nenhuma lição pra aprender
Eu sou uma contradição e foge da minha mão
Fazer com que tudo que eu digo faça algum sentido
Eu quis me perder por aí fingindo muito bem
Que eu nunca precisei de um lugar só meu
Fazer com que tudo que eu digo faça algum sentido
Eu quis me perder por aí fingindo muito bem
Que eu nunca precisei de um lugar só meu
O ser humano deveria nascer com um tipo de dispositivo em que pudesse começar do zero, mesmo que ele pudesse apenas usar uma vez, você pode até pensar que: Ahhhh! eu acionava na hora da minha morte, dai teria a chance de REcomeçar tudo que fiz e deixei de fazer.
Eu pensei, pensei de novo, um pouco mais... PENSANDO...(isso vai dá merda, massss).
O fato é que não posso começar do zero, ele não existe, não o MEU ZERO, eu estaria dependendo das escolhas dos meus pais, dai a merda (repeti o palavrão pq to com muita vontade), quem me garante que eles iriam fazer diferente? Ninguém! Ou seja, se tiver que mudar, mude no meio do caminho porque voltar pro zero, tu não pode não, seria contradição.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
: : Nada não é nada? : :
Discussão hoje em sala: O NADA. Detalhe para a série: 7º ano do fundamental II, as vezes fico pensando se eu faço parte desse mundo, principalmente quando saio dessas aulas como a de hoje. Renné Descartes se tivesse hoje comigo na sala estaria de cabelo em pé e de cara com os alunos filosofando de tanta viagem que os meninos e meninas fizeram, e com fundamento, hein?! Nada de viagem aleatória, e sim argumentos válidos mesmo, mesmo que sejam apenas conjecturas...rs. O pior é que sai de uma aula onde falavamos sobre o Contrato Social de Jonh Locke e depois fui discutir o Nada, vê se pode isso?
Vocês já pensaram que somos sempre produto de algo? Do meio, do trabalho, dos pais, da obra divina, do nosso pensar e etc etc etc. Segundo o filósofo Kant " A essência precede a existência". Dai fico pensando que eu preciso saber quem eu sou pra poder realmente existir? Mas como saber quem eu sou? a partir do que os outros pensam sobre mim? do que os outros acham que sabe sobre mim? Quer dizer que uma coisa pode definir o que eu sou realmente? uma palavra? uma imagem? Eu sou aquilo que faço?
Ai ai...É sempre assim quando começo a ler ou falar sobre Sartre...E ai ele vem com a tese da angustia...afff
Diz ele que " O homem, ao perceber que sua escolha envolve não apenas a si mesmo, mas toda humanidade e que a responsabilidade dessa escolha é inteiramente sua, se sentirá angustiado" e pra piorar completa" O homem que nega a angústia tem na angústia a sua própria forma de existir", ou seja, no português do nordestino: TA LASCADO.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
: : A vida como ela é...ou deveria ser : :
Começando a série " a vida como ela é ...ou deveria ser", de vez em quando vou estar postando imagens curiosas com esse titulo, pra começar o nosso amigo ai..rs
: : Exorcisando os pensamentos : :
Vi no UOL hoje esse album de fotos sobre esse carinha ai, um tal de IRMÃO HERMES que faz ritual de exorcismo em La Cumbre, no departamento de Valle Del Cauca, na Colômbia há 20 anos. Em média, dez pessoas por semana o consultam em busca de curas ou para rituais de exorcismo. Ai pensei logo na figura mitológica do HERMES, o cara era filho do maioral (Zeus) no Olimpo (morada dos Deuses), segundo se conhece, ele era o mensageiro dos deuses, ou seja, tudo que tinha de fofoca com os Deuses ele sabia...rs Aliás, ele foi o responsável por trazer a caixa de pandora, o que se eu fosse ele tinha me arrependido profundamente, enfim, quando vi essa matéria ai e a foto pensei: " Imagina o que Hermes(mito) iria pensar do nome dele tá nesse meio?"
Voltando pra foto, a cara dessa mulher é COMÉDIA, pra mim ela tá dizendo assim: "Vc não venha com esse fogo pra cima de mim não, hein?!"
Essa coisa de exorcismo me lembra aqueles filmes antigos de terror que eu nunca assisti porque detesto filme de terror,mas que sabia da história todinha, não assistia pelo simples fato de que achava que iria sonhar com o que eu ia ver na tv, vê se pode um troço desses?! Viagem total! E ainda mais que aqueles filmes do boneco assassina..afff muito trash...
Voltando pra foto, a cara dessa mulher é COMÉDIA, pra mim ela tá dizendo assim: "Vc não venha com esse fogo pra cima de mim não, hein?!"
Essa coisa de exorcismo me lembra aqueles filmes antigos de terror que eu nunca assisti porque detesto filme de terror,mas que sabia da história todinha, não assistia pelo simples fato de que achava que iria sonhar com o que eu ia ver na tv, vê se pode um troço desses?! Viagem total! E ainda mais que aqueles filmes do boneco assassina..afff muito trash...
Ai ai...to precisando exorcisar algumas coisas minhas..rsss
quarta-feira, 1 de junho de 2011
: : o alvo : :
Eu tive quando criança um jogo de dardos, daqueles infantis mesmo, mas jogava pensando no dardo mesmo sem ser em um alvo vivo ou algo material, mas quando a gente cresce e começa a conhecer quem são AS PESSOAS, ou melhor, os ALVOS. E parece que eles crescem feito erva daninha..rs
Hoje em dia, colocaria muitos ALVOS ali e jogaria muitas tortas...nossaaaaa! muito mesmo. Mas se vc tá pensando que vou falar aqui quais são eles? Xiiiii..se enganou ...rs Prefiro ficar comigo.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
: : Tranquilo por ai? : :
Tudo bem que demorei pra voltara postar aqui...Afff e muito. Mas não vou ficar aqui falando horrores os "porquês", deixa pra lá e vamos que vamos...Em frente, que é melhor...rs
Esses dias tenho visto muitos videos na internet, virou febre isso..rs Então não vou deixra de colocar alguns aqui.
Eu pensei, pensei pensei pensei e PENSEI...UFA!
Sabe quando vc está num lugar em que a pessoa que está com vc sai e não fecha a porta e vc ficar irritada? e se vc estiver num dia daqueles ai já vai logo soltando o verbo: FECHA PORTA SEU "Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii " (brincadeirinha, sou uma pessoa altamente culta e não falo palavrões.), enfim, a vejo este video, dessa menininha com 2 anos de idade. Veja e depois me fale se com esse jeitinho vc não fecharia a porta ou abriria se for o caso? eu voltava no meio do caminho e de ré. Tranquilo?
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
: : Cisne Negro : :
O que é arte?
Minha definição seria:
Minha definição seria:
"Aquilo que me incomoda, me enebria, me ilumina, me faz rir, me faz chorar, me faz parar"
Assisti a pouco o filme CISNE NEGRO, indicação de muitos que me conhecem e sabe o quanto curto cinema, confesso que fui com pouca fé em assistir, estava mais pra uma aventura do tipo O TURISTA, mas acabei no lago do CINE NEGRO, não me arrependo. SIMPLESMENTE FANTÁSTICO. Saio de lá com algumas reflexões do tipo: Qual o limite entre o sonho e a realidade? Qual é o nosso verdadeiro lado?(analogia ao cisne negro e branco da peça) o NEGRO, ou o BRANCO? Quem somos realmente?
O filme me lembra dois grandes deuses da mitologia, DIONISIO E APOLO, onde o próprio Nietsche diz que representam os impulsos da natureza, e, tais impulsos são unidos na tragédia trazendo como resultado: uma tragédia sublime. Apolo e Dionísio se relacionam de forma equilibrada e um não pode ficar sem o outro, um impulso da natureza não pode ser manifestado sem a presença do outro. É verdadeiramente o CISNE BRANCO e o NEGRO.
Apolo acalma o que Dionisio provoca. Mas então, qual o lado correto? qual o verdadeiro EU?
Deixo vocês pensarem o seguinte: " Se procura ou procurou saber ou ser perfeito de alguma forma, só alcançará se estiver completo em si, seja qualquer parte, mas ainda sim, vc chegará na perfeição dos Deuses e não a de nós, homens."
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
: : Belo e feio, disso todo mundo tem um pouco..rs : :
Essa semana um dos temas do ensino médio é a questão do BELO, FEIO e do GOSTO. O que teve muito pano pra manga... Rs. O bicho pegou em sala de aula..rs. a primeira pergunta que fiz foi: “quem se acha bonito?” Acreditem, NINGUÉM tinha coragem de levantar a mão...kkkkkkkkkkkkk. Tudo bem, uns gatos pingados com muita dificuldade levantavam e assim mesmo arrependidos... Rs. Mas vamos ao que interessa, será que podemos definir o que é belo ou feio?
Pra falar de beleza teremos que falar de arte, e lá pra antigas, onde pra ser bonito tudo tinha que estar certinho, tudo na sua proporção e por outro lado, causando até medo atravé das arte era o simétrico, o caos e até o infinito, andando um pouquinho mais no tempo, lá pros tempos médios era só aparecer um pouquinho mais de luz e cor que já se começava a ligar a beleza, detalhe disso era que Deus era visto como Luz, lembrando que é nessa época que surgiam os NEOPLATONICOS(mas é uma outra história). Bom daí em diante a coisa começa a rachar..rs Os tempos modernos faz a beleza virar algo alegre e perturbador, dá pra tu? Ai que começava surgir os primeiros FEIOS... kkkkk. Ai tu me pergunta, mas que danadoeu posso definir pra mim como pra você de feio? Já sei, o contrário do belo? Nãããããããããããoooooooooo o Buraco tá mais embaixo..kkkkk.
Ahhhhhh, falar sobre o feio é fácil, você deve pensar assim né? Mas não é assim tão fácil, vale lembrar o que o filósofo Charles Feitosa disse sobre isso, olha só:
“Antigamente, a feiúra funcionava como uma espécie de aviso. Era sempre a evocação de uma coisa má, que as pessoas deveriam evitar. Hoje, ela não funciona mais assim. O feio provoca uma sensação de repulsa e de desprazer que nos mobiliza. A beleza ela só provoca tédio”.
Quem é que já assistiu o corcunda de Notre-Dame ou a Bela e a Fera ou ainda ouviu de mim a história de psique e Eros? Pois então, figuras como essas tinham a sua aparência bizarra e má no inicio e nos finais a coisa muda de figura, uma transformação interna. Acho que deveríamos seguir a regra de Aristóteles, onde o negócio é a moderação... Rs. Então, o belo quanto o feio são fundamentais.
Os: resolvi não colocar foto nenhuma pra ficar na neutralidade... RS
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
: : Achado não é roubado? : :
Ano passado com algumas turmas começei a aula com uma questão: " Achado não é roubado, estou certa?" . Foi um Deus nos acuda de tanto aluno pro lado do SIM como pro lado do NÃO.
Antes de explicar o porque de voltar a este tema vamos tentar colocar os dois lados da moeda. Bom, se pegarmos essa frase pelo lado juridico, de fato não pode mesmo ser roubado uma vez que só configura roubo quando subtrai-se algo para si mediante violência ou grave ameaça (Art. 157 do Código Penal), já que o objeto do achado não está de posse de ninguém para sofrer a violência, e sim somente "solto", não pode mesmo ter havido roubo.
CALMA! Não começe a fofocar dizendo que eu sai falando pra ficar com qualquer coisa que você achar...rs
Como não sou conhecedora de leis, nem civil e tão pouco a penal, e vale salientar que ninguém é obrigado a saber tudinho né? a não ser quem estuda a área do direito, então fui atras disso antes da aula. Sabendo que muita gente por não conhecer Leis, se fazem valer disso pra agir em beneficio próprio, e é claro a gente não pode culpar ninguém por falta de conhecimento, não é? rs Só por falta de bom senso e Ética, mas ai são outros quinhentos...rs Vamos as Leis então..rs
Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor.
Parágrafo único. Não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente.
" Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor.
Parágrafo único. Não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente"
Ai tu me pergunta, e se eu achar 2 reais, vou sair por ai procurando o dono? kkkkk. simples, VICIO. Começa com os 2, depois acha um objeto qualquer, e se um dia encontrar algo de valor maior e olhgar pra um lado e outro não vê ninguém pensa: que mal há nisso?...rss
Tem todo mal, vamos recair para uma questão de moralidade, que vem de berço, ai amigo o negócio é com vc e seus valores, só aviso que ACHADO A COISA E FICAR COM ELA, É ROUBADO SIM SENHOR, tá na Lei...rs
Eu falei e não disse o porque de voltar a esse assunto..rs Mas não esqueci não, eu vi hoje a seguinte noticia num site:
Motorista de caminhão de lixo acha R$ 100 mil e devolve para dono
E adivinhem de onde era esse caminhão? kkkk CAICÓ - RN . Olha ele ai...rs
Antes de explicar o porque de voltar a este tema vamos tentar colocar os dois lados da moeda. Bom, se pegarmos essa frase pelo lado juridico, de fato não pode mesmo ser roubado uma vez que só configura roubo quando subtrai-se algo para si mediante violência ou grave ameaça (Art. 157 do Código Penal), já que o objeto do achado não está de posse de ninguém para sofrer a violência, e sim somente "solto", não pode mesmo ter havido roubo.
CALMA! Não começe a fofocar dizendo que eu sai falando pra ficar com qualquer coisa que você achar...rs
Como não sou conhecedora de leis, nem civil e tão pouco a penal, e vale salientar que ninguém é obrigado a saber tudinho né? a não ser quem estuda a área do direito, então fui atras disso antes da aula. Sabendo que muita gente por não conhecer Leis, se fazem valer disso pra agir em beneficio próprio, e é claro a gente não pode culpar ninguém por falta de conhecimento, não é? rs Só por falta de bom senso e Ética, mas ai são outros quinhentos...rs Vamos as Leis então..rs
Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor.
Parágrafo único. Não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente.
" Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor.
Parágrafo único. Não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente"
Ai tu me pergunta, e se eu achar 2 reais, vou sair por ai procurando o dono? kkkkk. simples, VICIO. Começa com os 2, depois acha um objeto qualquer, e se um dia encontrar algo de valor maior e olhgar pra um lado e outro não vê ninguém pensa: que mal há nisso?...rss
Tem todo mal, vamos recair para uma questão de moralidade, que vem de berço, ai amigo o negócio é com vc e seus valores, só aviso que ACHADO A COISA E FICAR COM ELA, É ROUBADO SIM SENHOR, tá na Lei...rs
Eu falei e não disse o porque de voltar a esse assunto..rs Mas não esqueci não, eu vi hoje a seguinte noticia num site:
Motorista de caminhão de lixo acha R$ 100 mil e devolve para dono
E adivinhem de onde era esse caminhão? kkkk CAICÓ - RN . Olha ele ai...rs

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
: : D E V I R : :
Eu acredito que um dia vou voar...rs Ideia meio maluca, mas é fato...rs Em terra eu já dou umas voadas legais, fico imaginando quando voar realmente. tudo bem que voei a pouco, mas de avião...rs na janela pude me deslocar lá pra fora, nas nuvens, a cabeça longe, a mente sem parar um segundo, sensação boa, de vento na cara.

Será que Icaro sentiu o mesmo? deixou o pensamento tão solto que o fez aproximar-se do sol fazendo cair, derreter a cera de suas asas?. Um raio não cai no mesmo lugar, mas Heráclito dizia que o lugar nunca é o mesmo, ele muda, estamos em constante mudança, o DEVIR.
: : i N v E r S ã O : :
As vezes acho que o mundo é invertido ou eu que inverto na minha mente e imaginação, porque será que por alguns momentos parece que tudo vira de cabeça pra baixo? talvez seja a rotação..rs Sei lá, tudo é possivel, ou não? Acredito que sim, o possivel ou inmpossivel somos nós que criamos, é que nem a perfeição, é o nosso conceito, eu penso, digo e falo o que acho possivel e fico quieto naquilo que considero impossivel.
Talvez ai meus medos surgem, meus desejos aumentem, minhas angustias sobressaem, mas qual o fundamento disso tudo? com que causa ou que consequência tem isso? O bom é que não temos controle sobre o tempo, ou como diz um amigo que a muito não vejo, o espaço de tempo. A graça está ai, não ter controle, esperar o inesperado, dar de cara com aquilo que vc quer ou não quer, escutar o que quer e o que não quer, ler, pensar, acreditar. 

Eu gosto de estar onde estou, não falo geograficamente, mas mentalmente se podemos falar assim, gosto de pensar e "despensar" o que acredito, leio, ouço, gosto dessa inconstância do tempo, dessa coisa efêmera, do cheiro que passa, do acordar de novo, do próprio novo, do igual e mais ainda do diferente.
A inversão sou eu, que seja!
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
: : QUEM? Quando? : :
Essa conversa ocorreu entre um jovem professor de filosofia e um camponês, num lugarejo da França rural.
- O que o senhor faz? – indaga o camponês
- Sou professor de filosofia.
- Isso é profissão?
- Por que não? Acha estranho?
- Por quê?
- Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada...
- Não sabia que se aprendia isso na escola.
O texto em questão é do filósofo francês ANDRÉ COMTE-SPONVILLE, onde podemos concluir que só não filosofa aquele para quem já não é possivel pensar de modo algum. Pergunto: só pensa e reflete quem filosofa?
domingo, 30 de janeiro de 2011
: : Fênix, um retorno não sei de onde...kkkk : :
Tá na hora de colocar as as aranhas pra correr desse blog, afff...FAXINA geral aqui, e acabou esse negócio de ficar esperando inspiração chegar e blá blá blá...CHEGA DE DESCULPAS..kkkkkkk. Tô de volta.
Bom, amanhã começam as aulas, novas turmas, novos alunos, revendo os antigos e tantas outras novidades que cada ano se apresentam. Como é começo de algo, vamos falar de mudanças lou transformações, o que acham? Pois bem, esses dias li um comentário no Facebook da minha coordenadora Silvia onde ela colocou uma citação de Leonardo Boff do livro "A ÁGUIA E A GALINHA", quando li lembrei que tinha esse livro, bem interessante por sinal, todo o livro se baseia na metafora contada por um africano e vale a pena ser lida:
Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...
E Aggrey terminou conclamando:
- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus!
Bom, amanhã começam as aulas, novas turmas, novos alunos, revendo os antigos e tantas outras novidades que cada ano se apresentam. Como é começo de algo, vamos falar de mudanças lou transformações, o que acham? Pois bem, esses dias li um comentário no Facebook da minha coordenadora Silvia onde ela colocou uma citação de Leonardo Boff do livro "A ÁGUIA E A GALINHA", quando li lembrei que tinha esse livro, bem interessante por sinal, todo o livro se baseia na metafora contada por um africano e vale a pena ser lida:
Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: - Esse pássaro aí não é galinha?!!! É uma águia!
De fato – disse o camponês. É águia! Mas eu criei como galinha. Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão. Não, retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas.
- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou: - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã...
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga: - Eu lhe havia dito, ela virou galinha! - Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia.
Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar...
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe! A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou.

E Aggrey terminou conclamando:
- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus!
Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.(Autor: Leonardo Boff)
Então, quem você é, uma ÁGUIA ou uma GALINHA?
Assinar:
Postagens (Atom)