terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

: : Belo e feio, disso todo mundo tem um pouco..rs : :


               Essa semana um dos temas do ensino médio é a questão do BELO, FEIO e do GOSTO. O que teve muito pano pra manga... Rs. O bicho pegou em sala de aula..rs. a primeira pergunta que fiz foi: “quem se acha bonito?” Acreditem, NINGUÉM tinha coragem de levantar a mão...kkkkkkkkkkkkk.  Tudo bem, uns gatos pingados com muita dificuldade levantavam e assim mesmo arrependidos... Rs. Mas vamos ao que interessa, será que podemos definir o que é belo ou feio?
Pra falar de beleza teremos que falar de arte, e lá pra antigas, onde pra ser bonito tudo tinha que estar certinho, tudo na sua proporção e por outro lado, causando até medo atravé das arte era o simétrico, o caos e até o infinito, andando um pouquinho mais no tempo, lá pros tempos médios era só aparecer um pouquinho mais de luz e cor que já se começava a ligar a beleza, detalhe disso era que Deus era visto como Luz, lembrando que é nessa época que surgiam os NEOPLATONICOS(mas é uma outra história). Bom daí em diante a coisa começa a rachar..rs Os tempos modernos faz a beleza virar algo alegre e perturbador, dá pra tu? Ai que começava surgir os primeiros FEIOS... kkkkk. Ai tu me pergunta, mas que danadoeu posso definir pra mim como pra você de feio? Já sei, o contrário do belo? Nãããããããããããoooooooooo o Buraco tá mais embaixo..kkkkk.
Ahhhhhh, falar sobre o feio é fácil, você deve pensar assim né? Mas não é assim tão fácil, vale lembrar o que o filósofo Charles Feitosa disse sobre isso, olha só:
“Antigamente, a feiúra funcionava como uma espécie de aviso. Era sempre a evocação de uma coisa má, que as pessoas deveriam evitar. Hoje, ela não funciona mais assim. O feio provoca uma sensação de repulsa e de desprazer que nos mobiliza. A beleza ela só provoca tédio”.
Quem é que já assistiu o corcunda de Notre-Dame ou a Bela e a Fera ou ainda ouviu de mim a história de psique e Eros? Pois então, figuras como essas tinham a sua aparência bizarra e má no inicio e nos finais a coisa muda de figura, uma transformação interna. Acho que deveríamos seguir a regra de Aristóteles, onde o negócio é a moderação... Rs. Então, o belo quanto o feio são fundamentais.
Os: resolvi não colocar foto nenhuma pra ficar na neutralidade... RS

Nenhum comentário: