Discussão hoje em sala: O NADA. Detalhe para a série: 7º ano do fundamental II, as vezes fico pensando se eu faço parte desse mundo, principalmente quando saio dessas aulas como a de hoje. Renné Descartes se tivesse hoje comigo na sala estaria de cabelo em pé e de cara com os alunos filosofando de tanta viagem que os meninos e meninas fizeram, e com fundamento, hein?! Nada de viagem aleatória, e sim argumentos válidos mesmo, mesmo que sejam apenas conjecturas...rs. O pior é que sai de uma aula onde falavamos sobre o Contrato Social de Jonh Locke e depois fui discutir o Nada, vê se pode isso?
Vocês já pensaram que somos sempre produto de algo? Do meio, do trabalho, dos pais, da obra divina, do nosso pensar e etc etc etc. Segundo o filósofo Kant " A essência precede a existência". Dai fico pensando que eu preciso saber quem eu sou pra poder realmente existir? Mas como saber quem eu sou? a partir do que os outros pensam sobre mim? do que os outros acham que sabe sobre mim? Quer dizer que uma coisa pode definir o que eu sou realmente? uma palavra? uma imagem? Eu sou aquilo que faço?
Ai ai...É sempre assim quando começo a ler ou falar sobre Sartre...E ai ele vem com a tese da angustia...afff
Diz ele que " O homem, ao perceber que sua escolha envolve não apenas a si mesmo, mas toda humanidade e que a responsabilidade dessa escolha é inteiramente sua, se sentirá angustiado" e pra piorar completa" O homem que nega a angústia tem na angústia a sua própria forma de existir", ou seja, no português do nordestino: TA LASCADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário