O filósofo e orador romano Cicero diz que "filosofar não é outra coisa senão se preparar apara a morte". Claro que não é algo para se preparar para a morte, estar pensando nela o tempo todo, não é isso..rs O que Cicero quer nos dizer, ou pelo menos acredito nisso é de que diante de uma coisa tão inevitável como a morte, que nós possamos aceitá-la com serenidade(se é que é possivel..rs), que nós possamos rever valores, diferenciar o necessário do desnecessário. Mas mesmo tentando entende-la como diz Cicero através da filosofia, mesmo assim, ela continua a ser um enigma para muitos ou melhor dizendo, para todos nós.
Admitir a morte como enigma, um acontecimento invetitável, pode nos levar a refletir sobre "de que forma devemos viver?" e pra isso nada melhor do que lembrar de Socrátes, condenado a morte por questionar o sistema de sua época. Antes de tomar o copo de cicuta(veneno), segundo um de seus discipulos Fédon que estava presente na hora de sua morte, diz que Socrates aparentava a ele um homem feliz naquele momento, um homem coerente no momento de sua morte, pois segundo suas palavras "Não poderia irritar-se com a presença daquilo(morte) que até então tivera presente em seu pensamento e de que fizera sua ocupação como pensador!"(Fédon, 64a).
Mas como é que danado Socrátes se preparou para a morte? qual é a receita disso? se é que existe receita..rs Meus caros amigos, segundo contam as más linguas, o carinha ai ensina que rejeitar os excessos de comida, bebida e do sexo, não deslumbrar com riqueza e hontra é a chave do negócio...rs Dá pra tu? Na verdade nem precisaria dizer isso, todo mundo sabe que exagero não é lá coisa boa, então moderação em tudo é o caminho, mas a bem verdade, o que Socrátes e a torcida do mundo não sabe é o que vem depois dela, mas não podemos negar que será uma vantagem pra nós seres mortais aceitar as crenças vigentes, permanecer confiante sobre n destino da alma, quando se vive conforme os valores da temperança, da justiça, da coragem, da liberdade e verdade. Dificil é, com tanta coisa ao nosso redor, não é?
A ultima frase de Socrátes em sua hora da mrote foi:
"É chegada a hora de partirmos, eu para a morte, vós para a vida. Quem sabe melhor rumo, se eu, se vós, é segredo para todos, menos para a divindade"
Agora é com vocês, o que pensam sobre isso?
2 comentários:
Eu penso e espero que a morte não seja um fim definitivo para a vida, mas apenas uma mudança de estado. Ainda espero receber algum tipo de toque ou dica à respeito disso.
Luiza.
Gostei muito do post! De uma passada no meu e comente tbm! um grande abraço!!
Postar um comentário