
Eu deveria falar de muitas coisas, mas não sei por onde começo...."momento duvidoso"....hummmmmm....Nada como uma questão filosófica pra mexer numa salada, que na verdade é filosófica...rs
Bom, vamos a reflexão. Esses dias estava trabalhando com os meus pequenos filósofos sobre a IDEIA. Claro que não posso chegar pra eles e falar sobre o mundo das ideias de Platão, onde a perfeição existe. Não entendeu? Ok. Vou expolicar, presta atenção:
Para Platão, o mundo em que vivemos percebido pelos sentidos é uma pobre reprodução do mundo das Ideias. Cada objeto concreto que existe participa, junto com todos os outros objetos de sua categoria de uma Ideia perfeita. Uma determinada cadeira, por exemplo, terá determinados atributos (cor, formato, tamanho etc). Outra cadeira terá outros atributos, sendo ela também uma cadeira, tanto quanto a outra. Aquilo que faz com que as duas sejam cadeiras é, para Platão, a Ideia de cadeira, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser cadeira. A ontologia de Platão diz, então, que algo É na medida em que participa da Ideia desse objeto. No caso da cadeira é irrelevante, mas o foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça, por exemplo. Deu pra entender?
Pois bem, no caso dos meus pequenos filósofos, não vou estar falando de uma ideia de cadeira perfeita..rs Mas ai faço um joguinho de perguntas em que posso trabalhar esse sentido de ideia, no caso a questão foi:
UMA IDEIA MALDOSA PODE VIRAR UMA IDEIA MARAVILHOSA?
Pensem e coloquem suas ideias aqui..rs Lembrando que tudo tem uma justificativa..rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário